top of page

EIXOS TEMÁTICOS:

 

A segunda edição do Colóquio visa congregar pesquisas que tematizam a compreensão de traços verbais, não verbais e multimodais de línguas em situações práticas de planificação e implementação do ensino, contemplando as diversas analogias linguísticas: gramaticais, literárias, morfológicas, sintáticas, semânticas, lexicais, pragmáticas, discursivas, lógicas, cognitivas, fonéticas, sociolinguísticas, psicolinguísticas, imagéticas, gestuais, táteis, audiovisuais, entre outros.   

 

Isto posto, convidamos professores, pesquisadores e alunos da graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu a apresentarem suas pesquisas, concluídas ou em andamento, com foco nas atividades de ensino-aprendizagem de linguagens. Ressaltamos que, entende-se ainda por linguagens, aquelas empregadas pelas letras, matemática, física, educação física, química, teatro e demais licenciaturas, nos diferentes espaços educativos: Educação Profissional,  Científica e Tecnológica (EPCT),    Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação Básica,  Educação a Distância, entre outros, com ênfase nas áreas de língua, linguagem, tecnologias e mídias digitais sob o viés da pedagogia dos multiletramentos.

O evento está subdividido em 10 eixos temáticos, que abrigarão intervenções por meio de conferências, palestras, comunicações orais (até três autores), pôsteres e minicursos no que concerne aos estudos, pesquisas e discussões relacionados às distintas abordagens acerca das práticas de ensino de língua/linguagem/literatura nos processos formativos e, igualmente, de aprendizagens nos diferentes contextos, níveis ou modalidades de formação, visando a ressignificação de conhecimentos e saberes que circulam na esfera de formação profissional, científica e tecnológica na carreira docente.

 

Eixos  temáticos:  

    1. Práticas de multiletramentos na formação inicial  nos cursos de licenciaturas;

  2. Políticas públicas de formação inicial (PIBID e Residência Pedagógica) e continuada de professores;  

    3. Planejamento e práticas de ensino e aprendizagem de línguas e literaturas;

    4. Políticas Públicas: Políticas de Educação Linguística, Políticas de Educação Inclusiva e Políticas de Educação Profissional e Tecnológica;

    5. Estudos do léxico sob diferentes perspectivas;

    6. Estudos literários e ensino;

    7. Papel social das tecnologias digitais na formação a distância de professores e na mediação de ensino-aprendizagem de línguas e literaturas;

    8. Estudos e didatização de gêneros textuais;

    9. Linguagens e suas variações;

    10. Estudos de textos, memórias e discursos.

bottom of page