top of page

I CONVOCATÓRIA

O II Colóquio Regional de Estudos Linguísticos e Literários (II CORELL IFTO) e o I Seminário de Práticas de Formação Docente (PIBID e Residência Pedagógica) do IFTO/Campus Palmas serão realizados concomitantes à II Semana de Letras (II SEMALETRAS IFTO), nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2019. A edição traz o tema:  Multilinguagens e Ensino: políticas,  multiletramentos e formação do profissional de Letras.

O evento objetiva proporcionar reflexões e debates acerca de estudos e experiências no contexto de pesquisa, ensino e extensão, que provoquem motivações para as (re)significações e atualizações da práxis do profissional de Letras em formação e, igualmente, para profissionais que já atuam em distintos contextos profissionais (outras licenciaturas). Espera-se colocar em pauta as múltiplas linguagens da contemporaneidade e suas implicações para as práticas didáticas no domínio do ensino de línguas e literaturas e destacar as políticas linguísticas envolvidas no processo de formação inicial e continuada do profissional de linguagens e demais licenciaturas. Tais objetivos decorrem do fato de entendermos que a linguagem é a congruência entre toda e qualquer área de conhecimento, bem como as ações que dela emanam e fomentam a implantação de práticas de novos e multiletramentos nas salas de aula.

Com as discussões, procura-se mapear o lugar e a função do profissional de Letras e de outras licenciaturas, provocando a reflexão crítica sobre sua atuação em face das demandas sociopolíticas e culturais em contexto hipermoderno. Empreende-se colocar em destaque os saberes teórico-práticos necessários e urgentes no atual momento de reformas de itinerários educacionais em nível nacional, uma vez que a necessidade de preparar o profissional da educação face às transformações previstas por aquelas reformas em curso incidem diretamente sobre as práticas didático-pedagógicas para o ensino. Além disso, faz-se premente ações contínuas em prol da formação docente neste campo, priorizando a revisão dos conteúdos e métodos, na função do real sentido do redimensionamento do currículo, em sintonia com as recentes demandas sociais.  

A temática a ser colocada em pauta visa abordar interfaces dos fenômenos da(s) língua(s) e literaturas emergentes em contexto de formação de pessoas para finalidades acadêmicas e profissionais. Ao mesmo tempo, discutir as bases epistemológicas, teóricas e metodológicas que sustentam (ou não) as práticas para o ensino de linguagens em contextos de formação inicial e continuada do profissional de Letras.

Por outro lado, busca-se ainda elaborar uma base de compreensão sobre o perfil do licenciando e do egresso nesse domínio para uma posterior revisão de itinerários preparativos e formativos daqueles atores em sintonia com as demandas vigentes e os anseios da comunidade dos cursos de licenciatura, partindo do fato de que os imperativos decorrentes das recentes mudanças sociais requerem  redefinição do papel do professor  de linguagens na produção e difusão  do conhecimento na hipermodernidade.

Emerge desse cenário a urgência em discutir e refletir sobre o que se espera dos operadores da educação neste século; atividade que vai muito além da mera transmissão de conhecimentos linguísticos sem finalidades específicas, posto que o docente assume a responsabilidade de instruir, educar e formar cidadãos e prepará-los em face dos desafios da vida social em tempos de globalização, mobilidade, imigração, diásporas, entre outros obstáculos enfrentados no atual quadro social.

É com esta visão que o evento se coloca como espaço de discussão e de divulgação de pesquisas, proporcionando diálogos, debates e reflexões entre comunidades acadêmicas - como pesquisadores, docentes, discentes, coordenadores de cursos, assessores, técnicos educacionais e pedagogos - e a sociedade de modo mais amplo.

bottom of page